Reunião Histórico da Coreia do Sul com a Coreia do Norte

REUNIÃO HISTÓRICA DA COREIA DO SUA COM A COREIA DO NORTE






      O ditador da Coreia do NorteKim Jong-un, e o presidente sul-coreano Moon Jae-in se reuniram nesta quinta-feira (26) na fronteira entre os dois países para um encontro histórico.
    
     Os dois países estão em guerra - um armistício foi acordado em 1953 e, desde então, não houve um tratado de paz. Espera-se que esta reunião seja um primeiro passo no sentido de um acordo. Outros pontos da pauta do encontro são a desnuclearização da Coreia do Norte e  reencontro das famílias separadas pela guerra.
     
     Segundo a programação da cúpula, que se estenderá por todo o dia, após a reunião as delegações dos dois países irão almoçar separadamente. Na sequência, Jong-Un e Jae-in vão plantar uma árvore na linha de demarcação e publicar um comunicado conjunto. A cerimônia se encerrará com um banquete. 

''Seul, com o Sul, faz as pazes com o norte", diz cartaz visto na capital sul-coreana um dia antes do encontro dos dois presidentes.
    
      A cimeira de abril vai anteceder a que Kim Jong-un manterá em maio com o presidente dos EUA, Donald Trump. Mas o primeiro sinal de que Kim Jong-un está envolvido nas conversações internacionais surgiu ontem, quando o líder da Coreia do Norte encabeçou uma visita oficial a Pequim para se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping.


Desde os início dos anos 50, quando acabou a guerra da Coreia, os líderes de Seul e Pyongyang apenas reuniram duas vezes, tendo a última vez sido em 2007. Este é, por isso, um passo significativo, mas é incerto até que ponto pode resultar em retrocessos significativos no que diz respeito à política nuclear do Norte. A verdade é que o ano de 2017 foi um dos mais tensos nesse sentido, uma vez que foi nesta altura que a Coreia do Norte testou as suas mais poderosas armas nucleares, nomeadamente o sistema de mísseis balísticos intercontinentais.  
Feito por: Lucas Fellipe

Comentários

Postagens mais visitadas