MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COMPORTAMENTAIS

  Métodos Contraceptivos Comportamental

O que são Métodos Comportamentais?

Os métodos comportamentais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica, ou métodos naturais, se baseiam em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo.

Como esses métodos funcionam?

Estes métodos evitam a gravidez impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo.   Para tanto, a mulher evita relações sexuais com penetração vaginal durante o período fértil.


1- TABELA DE OGINO-KNAUSS (Tabelinha)
Método conhecido como do calendário ou tabelinha. Consiste em suspender as relações sexuais no período fértil da mulher. Esse método é baseado na premissa de que os ciclos menstruais são relativamente constantes e por isso o período fértil do mês subseqüente pode ser estimado pelo ciclo anterior.
Para a utilização deste método a mulher deve anotar pelo menos os 6 últimos ciclos e a partir daí estimar o início de período fértil subtraindo 18 dias do comprimento do ciclo mais curto, e estimar o fim do período fértil subtraindo 11 dias do ciclo mais longo




2- MÉTODO DE BILLINGS OU DO MUCO CERVICAL
Assim como no método da tabelinha, este também exige que a mulher não tenha relações no seu período fértil. Para detectar o seu período fértil, neste método, a mulher precisa observar e reconhecer o tipo de secreção presente no colo do útero. A mulher deve ser orientada a respeito das mudanças que o estrogênio provoca no muco cervical na metade do ciclo. O muco cervical aumenta em quantidade, fica filante e transparente no período ovulatório, lembrando o aspecto de clara de ovo. O papel do muco cervical é proteger os espermatozóides do meio ácido vaginal e também capacitar os espermatozóides para poder haver fertilização. Após a ovulação o muco fica branco, opaco e denso o que é o sinal de que a ovulação já terminou. Para examinar a consistência do muco cervical, se distende o muco entre os dedos.
O método é limitado pois sua eficácia como contraceptivo é pequena. Para sua utilização é necessário treinamento e disciplina, além do que várias doenças (tais como os corrimentos) interferem na qualidade do muco.






3- MÉTODO DA TEMPERATURA BASAL
Esse método é baseado na alteração térmica que o corpo apresenta quando ocorre a ovulação. A temperatura se eleva devido ao aumento da progesterona.
Por ocasião da ovulação acontece uma ligeira queda na temperatura corpórea e após há uma elevação de aproximadamente 0,5 °C em relação às medidas basais (as da primeira fase do ciclo). Esta permanecerá elevada até a próxima menstruação.
A temperatura basal deve ser medida diariamente, antes da mulher se levantar pela manhã, com um termômetro clínico, bucal ou retal. Anota-se a temperatura em um gráfico.


Todos os métodos comportamentais, não garante a prevenção contra o DST e sim da gravidez


Como esses métodos funcionam?

Estes métodos evitam a gravidez impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo.   Para tanto, a mulher evita relações sexuais com penetração vaginal durante o período fértil.

Trabalho: Lucas Cury 
Lucas Fellipe





Comentários

Postagens mais visitadas